31 de jan. de 2011

Essa é nossa Igreja Católica

Entrevista exibida no Fantástico, como matéria de abertura do programa jornalístico, ontem, dia 30 de janeiro de 2011. Vejam abaixo na integra toda a matéria:

Padre fica com fama de pacificador em Santo Antônio do Descoberto

Os problemas ainda estão longe se resolver. Mas os ânimos estão um pouco mais serenados.

Um lugarejo em pé de guerra. Um padre ilhado na casa paroquial.
“Quando eu passei por aqui eu via balas. Você via barulho, bombas”, conta o padre Marcelo José Vieira Júnior.
Estampidos e perplexidade. “Eu nunca vi uma guerra. Eu sou padre de cidade de interior. Eu só via uma guerra. Muitos tiros”.
Foi, então, que o vigário tomou a decisão: correu para dar abrigo ao povo. O repórter Rafael Mônaco acompanhou. O padre chama a comunidade para ir para a Igreja. O padre abre a Igreja.
“Ninguém vai bater no meu povo, não! Pode entrar!”, chamou o padre.
O que o levou a fazer isso? E por que a cidade de 60 mil habitantes entrou em convulsão?
Colada no Distrito Federal, a goiana Santo Antônio do Descoberto fica a apenas 40 km de Brasília. Mas é como se ficasse noutro planeta, longe do dinheiro e do conforto.
A ponte ruiu, o asfalto sumiu. O hospital é superlotação e demora.
“É o dia todo no hospital para conseguir um mal atendimento”, declara uma mulher.
A população explodiu de raiva. O prefeito diz que está de mãos atadas.
“O povo tem razão em reclamar. Só que eu assumi dívida de mais de R$34 milhões e tenho R$1 milhão por mês para conseguir saldar toda essa dívida e tocar o município”, afirma o prefeito David Leite.
Os problemas ainda estão longe se resolver. Mas os ânimos estão um pouco mais serenados.
Em volta da Igreja onde as pessoas se refugiaram está tudo aparentemente muito tranqüilo.

O homem que evitou aquilo que poderia ter sido um conflito muito mais sério pôde, enfim, se dedicar a uma de suas muitas atividades de rotina.
Um especialista na restauração de imagens sacras. Aos 33 anos, Padre Marcelo nem liga se alguém acha que ele é um jovem de hábitos ultrapassados.

Fantástico - O senhor usa batina, né? Quase não se usa mais...

Padre Marcelo - Já não é muito modernismo! O meu povo quer um padre de batina. Se o meu povo quer um padre de batina, eles vão ter um padre de batina. Basta uma voltinha para constatar a ascendência do padre sobre os fiéis.

Fantástico – Agora, o que a gente ouviu por aí é que o povo aqui não obedece nem o prefeito nem a polícia, mas o padre eles obedecem.

Padre Marcelo - Graças a Deus. Eu não sei se obedecem, mas respeitam, amam o padre que têm. Pode ter a multidão que for. Se eu chamar o povo, eles vêm.

Multidão desesperada foi o que ele viu no dia da confusão. E só tinha gente conhecida.
Tinha meninos coroinhas correndo... Então, era o povo da igreja, pessoas de bem, não era bandido, não!
A polícia parecia confusa. Bateu num homem de muletas. Em vez de prender ou autuar, espancou e chutou. Mo meio do tumulto, o padre apareceu.
“Então, a minha iniciativa é a igreja. Vou abrir a igreja e todo mundo entra, porque a polícia não vai entrar na igreja. E se entrar vai ter que passar por cima do padre”, relata o Padre.
Foi, então, que ele abriu a igreja fundada em 1765, cujas paredes grossas já protegeram muita gente ao longo de quase três séculos.
“Quando os índios vinham atacar os garimpeiros, os colonizadores, eles se escondiam, se refugiavam dentro dessa igreja”, ensina o Padre. Foi o que fizeram os manifestantes esta semana.
“Mas quando eu vi que a Igreja não cabia mais gente, e o povo ficando de fora, os tiros, bombas, eu me coloquei na frente. Se vão atirar, então vão atirar primeiro no padre”, conta.
O padre saiu para o pátio da Igreja.

“Falei: ‘olha, ninguém vai atirar no meu povo. Todos pra fora!’. E fui empurrando a polícia pra saírem, saírem e me respeitarem. Esse solo é santo!”.

Negociou o fim do conflito com o comandante da operação. Mas não deixou de conter os fiéis mais exaltados.

Padre Marcelo - Depredar patrimônio público, agredir ou jogar qualquer coisa nos policiais, isso eu não permito também. Foi quando eu trouxe alguns manifestantes pra dentro.

Fantástico - O senhor deu um pito neles também?

Padre Marcelo – Sim, claro! Dos dois lados.

Fantástico - Quem venceu? A fé ou a coragem?

Padre Marcelo - Depois, quando eu saí à frente, que os policiais ameaçavam atirar em mim, eu confesso que, naquela hora, eu tive um pouquinho de medo, sabe?

Fantástico - Tremeu a batina?

Padre Marcelo - Tremeu! Bastante. Mas eu fiquei muito confiante. Eu sabia que eles respeitariam o sacerdote. Porque lá no meio dos policiais, metade eu os conheço. Parte deles vem à Missa.

Fantástico - Os policiais?

Padre Marcelo - Sim. E são meninos bons!

O padre ficou com fama de pacificador. Mas quer tirá-lo do sério? Pergunte se ele quer o lugar do prefeito. “Não, não pretendo ser candidato. E me sinto ofendido quando me fazem essa pergunta!”, responde o padre.
E insiste, ao vigário, o que é do vigário: as orações, a Igreja, o rebanho. Eu serei aqui tão somente o padre de uma Igreja do interior. Estou feliz assim”, conclui.

Fonte : Fantástico e Pascom Comunitária

20 de jan. de 2011

1ª Batalha de Oração e Formação Imaculada


Uma parceria da PASCOM( Pastoral de Comunicação) e GOHTs ( Grupo de Oração do Terço dos Homens), para realização da 1ª Batalha de Oração Mariana e Formação de Fé da Comunidade Imaculada em 2011. Serão realizadas no dia de Sábado, onde os Homens da Comunidade reunem-se para rezar o Santo Terço, mas nesta 1ª Batalha, toda a Comunidade é convidada a participar, para um aprofundamento da nossa Fé e Doutrina Católica.

Segue abaixo toda a programação deste evento em conjunto:

1º Sábado - 22.01 ás 18hs

Santo Terço e Testemunho do Ex- Pastor em aúdio


2º Sábado - 29.01 ás 18hs

Santo Terço e O Rosário em DVD


3º Sábado - 05.02 ás 18hs

Santo Terço e As Maravilhas da Santa Missa em DVD


4º Sábado - 19.02 ás 18hs

Santo Terço e Documentário sobre Irmã Dulce em DVD


Fonte : Pascom Comunitária

Ex-diretora de clínica abortista, converte-se

Abby Johnson afirma ainda que pensamento de João Paulo II a fez compreender a plenitude do ensinamento da Igreja sobre a sexualidade.

A ex-diretora de uma clínica de abortos da rede Planned Parenthood (PP), Abby Johnson, acaba de lançar um livro. No volume, intitulado "UnPlanned" ("Não planejado"), a autora conta como deixou seu trabalho de diretora da clínica, se tornou uma defensora da vida e abraçou a fé católica.

Johnson se converteu em figura pública em novembro de 2009, quando um juiz descartou um processo da Planned Parenthood que pretendia silenciá-la. A imprensa americana divulgou sua surpreendente mudança e, hoje, seu testemunho permite salvar vidas de não-nascidos nos Estados Unidos.

Apesar dos problemas legais e ataques pessoais de seus ex-empregadores, Johnson narra sua história completa no livro publicado pela Ignatius Press e que vem sendo vendido em livrarias locais desde 11 de janeiro.

No volume, Johnson explica por que deixou a indústria do aborto para fazer parte do movimento pró-vida, rechaçar inclusive a anticoncepção e abraçar a fé católica.

Johnson começou como voluntária na PP e chegou a dirigir a clínica de abortos Bryan/College Station, no Texas (Estados Unidos).

Ela mesma cometeu dois abortos e sofria em silêncio, enquanto seus empregadores exigiam que ela alcançasse as cotas de abortos na clínica e aceitava sem questionamentos a ideologia da PP sobre o falso "direito ao aborto".

O que suscitou sua conversão foi a experiência de ver em um monitor de ultra-som como era abortado um não-nascido de 13 semanas.

Em uma ocasião, pediram a Abby que ela ajudasse em um aborto devido a escassez de pessoal, em setembro de 2009. Esses minutos mudaram sua vida para sempre. Ela pensava que o bebê era incapaz de sentir algo com tão poucas semanas de concepção, mas conta que viu como ele se retorcia e fugia do tubo que o aspirava.

"Logo se desmanchou e começou a desaparecer dentro da cânula ante meus olhos", recorda Johnson e acrescenta que o último que viu foi "como sua pequena espinha dorsal, perfeitamente formada era sugada pelo tubo, e que logo já não estava lá".

Johnson assinalou ainda que deixou seu trabalho e se uniu ao movimento pró-vida para ajudar as mulheres a entenderem a verdade sobre o aborto e não para se converter em uma figura pública. Foi por causa da Planned Parenthood e não da Coalizão pela Vida, movimento que a acolheu, que Johnson decidiu publicar sua história.

A transnacional abortista abriu uma batalha legal contra Johnson para que ela não falasse de seu ex-trabalho e foi a organização anti-vida que levou seu caso à imprensa.

"Isto não foi o que planejei para minha vida. Mas Deus o preparou para mim e seria incorreto se afastar de algo que Ele quis para minha vida", sustenta Johnson e assegura que junto ao seu marido cresceram em sua fé durante todo este ano e se preparam para entrar na Igreja Católica.

Um dos últimos obstáculos que encontrou no curso de sua conversão ao catolicismo foi aceitar o ensino da Igreja sobre o controle da natalidade. Entretanto, Johnson assinala que ter estudado com "mente aberta" o pensamento de João Paulo II e outras fontes de ensino da Igreja, junto a uma experiência pessoal enquanto rezava em uma igreja, a fez compreender a plenitude do ensinamento da Igreja sobre a sexualidade.

Fonte: Canção Nova e Pascom Comunitária

Igreja Católica é 2ª Instituição mais confiável no Brasil

São Paulo, 18 de janeiro de 2011.
A Igreja Católica ocupa a 2ª posição no ranking de confiança da população brasileira nas instituições. O número faz parte do Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), produzido pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (Direito GV), referente ao 3º trimestre do ano (jul-set).
Segundo a pesquisa espontânea, 54% das pessoas entrevistadas consideraram a Igreja uma instituição confiável, atrás apenas das Forças Armadas, que obteve 66% de confiabilidade.
No 2º trimestre (abr-jun), a Igreja ocupava a sétima posição, com 34%.
O Judiciário ficou empatado com a polícia (33%) e à frente apenas do Congresso (20%) e dos partidos políticos (8%).
Acesse: Relatório ICJ Brasil 3º tri/2010

O ICJ Brasil

O Índice de Confiança na Justiça brasileira – ICJBrasil – é um levantamento estatístico de natureza qualitativa, realizado em sete estados brasileiros, com base em amostra representativa da população. O seu objetivo é acompanhar de forma sistemática o sentimento da população em relação ao Judiciário brasileiro.
Retratar a confiança do cidadão em uma instituição significa identificar se o cidadão acredita que essa instituição cumpre a sua função com qualidade, se faz isso de forma em que benefícios de sua atuação sejam maiores que os seus custos e se essa instituição é levada em conta no dia-a-dia do cidadão comum. Nesse sentido, o ICJBrasil é composto por dois subíndices: (i) um subíndice de percepção, pelo qual é medida a opinião da população sobre a Justiça e a forma como ela presta o serviço público; e (ii) um subíndice de comportamento, pelo qual procuramos identificar se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados conflitos.
Sob a coordenação da Prof. Luciana Gross Cunha, o ICJBrasil é publicado trimestralmente por meio dos seus relatórios, pela DIREITO GV.

18 de jan. de 2011

45º Dia Mundial das Comunicações Sociais


Cidade do Vaticano (Terça-feira, 18-01-2011, Gaudium Press) Na próxima segunda-feira, 24, o Papa Bento XVI lerá uma mensagem intitulada "Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital". Esta será a segunda mensagem sobre as mídias digitais que o Santo Padre abordará. Com informações da agência de notícias italiana Ansa.

A mensagem do pontífice destacará que todos os processos de comunicação se encontram no ser humano mesmo em um templo amplamente dominado pelas novas tecnologias. O texto afirmará ainda "que os novos instrumentos no campo das comunicações não modificam ou aumentam o nível de credibilidade de cada um dos operadores, nem podem alterar seus valores e referência".

O "Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social" é uma comemoração móvel da Igreja Católica, celebrada no domingo ´´Da Ascensão do Senhor``, que em 2011, cai no dia 5 de junho. No dia 24 de janeiro[Dia de São Francisco de Sales], normalmente, a divulgação do conteúdo da mensagem papal para essa celebração.

O discurso do Santo Padre será transmitido às 11h30 (hora local), na sala do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Estarão presentes ao lado do pontífice durante a leitura da mensagem o presidente, o secretário, o secretário adjunto e o subsecretário do dicastério da Cúria Romana. Respectivamente, Dom Claudio Maria Celli, Dom Paul Tighe, Dom Giuseppe Antonio Scotti e Angelo Scelzo.

Na ocasião, como de costume, o Papa dedicará a mensagem à memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.


Fonte : Arautos do Evangelho e Pascom Comunitária

17 de jan. de 2011

1ª Eucarístia - Turma 2010




E.39.1 Ação de graças

§1359 A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício eucarístico, toda a criação amada por Deus é apresentada ao Pai por meio da Morte e da Ressurreição de Cristo. Por Cristo, a Igreja pode oferecer o sacrifício de louvor em ação de graças por tudo o que Deus fez de bom, de belo e de justo na criação e na humanidade.

E.39.2 Fonte e ápice da vida eclesial

§1324 A Eucaristia é "fonte e ápice de toda a vida cristã ". "Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa ."

E.39.3 Memorial

§1357 Cumprimos esta ordem do Senhor celebrando o memorial de seu sacrifício. Ao fazermos isto, oferecemos ao Pai o que ele mesmo nos deu: os dons de sua criação, o pão e o vinho, que pelo poder do Espírito Santo e pelas palavras de Cristo se tornaram o Corpo e o Sangue de Cristo, o qual, assim, se torna real e misteriosamente presente.

§1362 A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o corpo dele. Em todas as orações eucarísticas encontramos, depois das palavras da instituição, uma oração chamada anamnese ou memorial.


A nossa Pastoral Catequética e nossa Comunidade, mas uma vez entrega a sua Igreja e a sociedade pessoas com uma formação cristã e preparadas para testemunhar Jesus a toda criatura, alimentado-se dos seus ensinamentos,Palavra, Corpo e Sangue, que nos dá nova vida.
Parabenizamos os nossos catequistas e nossos catequizando por proporcinar essa graça e beleza da nossa Igreja, momento de festa,louvor e honra ao nosso Deus.Abaixo segue os nomes dos nossos catequizandos, esses que hoje e no futuro, serão pessoas que levantaram o nome de Jesus, anunciará a todos os povos, tudo aquilo que viveu e experimentou aqui na nossa Comunidade.

Alana Farias de Jesus

Aline Farias de Jesus

Caroline Daltro Passos

Gleiciandria Silva dos Santos

Jade Santos da Silva

Jéssica Camila Soares Santos

Larissa dos Santos Barros

Maurício Nedson Almeida

Renan Santiago de Jesus

Suelen Vila Nova A. dos Santos

Tainá Silva Conceição do Carmo

Tifane Vitória Santos de São Pedro

sFonte: Pascom Comunitária
































16 de jan. de 2011

Saiba como ajudar as vitímas das chuvas - RJ



Diante do momento preocupante que vive a Região Serrana do Rio de Janeiro, muitos têm se mobilizado para ajudar os desabrigados pelas enchentes e deslizamentos, decorrentes das fortes chuvas que começaram no domingo, 9. São mais de 500 mortes confirmadas pelo balanço divulgado pelas prefeituras, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lançou, nesta quinta-feira, 12, a Campanha “SOS SUDESTE”, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugere que no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas. Da mesma forma, o cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer, deu início à campanha “Apelo à solidariedade em favor das vítimas da catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro”, através da Cáritas São Paulo. As ajudas serão encaminhadas às Cáritas das dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, localizadas nas áreas atingidas pela tragédia em questão.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, nesta quinta-feira, 13, salientou que as dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana, estão se mobilizando para atender as vítimas das chuvas. Através da Cáritas arquidiocesana, a arquidiocese do Rio já enviou R$ 20 mil para as dioceses de Nova Friburgo e Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis.

O vigário geral da diocese de Petrópolis, monsenhor Paulo Daher, disse que os 60 párocos das 44 paróquias da diocese – que abrange o município de Teresópolis – estão mobilizados para acolher desabrigados e disponibilizar espaços nas igrejas para recepção de corpos.

Já a Cruz Vermelha do Rio está recebendo donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.

Saúde

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 7 toneladas de medicamentos e insumos estão sendo enviadas ao estado do Rio de Janeiro. São 30 kits compostos por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, capazes de suprir 45 mil pessoas por um período de um mês.

Com o objetivo de atender aos feridos pela tragédia, o Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou uma campanha para doação de sangue. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para maiss informações ou dúvidas, o telefone do Hemorio é 0800-282-0708.

Para doações em dinheiro:

Campanha “SOS Sudeste”(CNBB e Cáritas Brasileira)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8





Fonte : CNBB e Pascom Comunitária

15 de jan. de 2011

Ações da Pascom Comunitária 2010


Conforme diretrizes da Pastoral da Comunicação, fizemos neste ano de 2010 em especial algumas ações mas consistentes e avançadas para bem levar o anúncio do Reino de Deus.

Nossa Missão

“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”.

A Pastoral da Comunicação testemunha e anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, promovendo a comunhão e a participação ativa no processo comunicacional e consolidando a missão da Igreja por meio da comunicação. Segue abaixo algumas ações concretas da Pascom para 2010:





Cardeno de Avisos da Igreja:
Compramos um cardeno de matéria e colocamos a logomarca da Pascom, para ser colocados os avisos da Comunidade, Paróquia e Arquidiocese, onde fazemos a motivação antes da Benção Final.


Cardeno de Intenções de Missa:
Compramos um caderno pequeno e colocamos a logomarca da Pascom, para ser colocados as intenções de Missa para 7º ou 30º dia de falecimento, Aniversário, pela saúde, por ação de graças ou outras intenções, para o Padre rezar conforme orientação.


Banner da Pascom:
Mandamos fazer um banner com a logomarca da Pascom e com informações dos nossos meios de comunicação Comunitário, Paroquial, Arquidiocesano e Igreja no Brasil.



Cinema na Comunidade : Com Filme ´´Antes de partir`` com relação a CF 2010
Pela primeira vez realizamos um projeto de leitura crítica na nossa Comunidade ,onde podemos
partilhar com a Comunidade na pesperctiva do filme á Campanha da Fraternidade 2010, ´´Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.`` São Mateus 6,24



Blog da Comunidade : cimaculada.blogspot.com
Com a colaboração de Adjane Damasceno (coord. da Pascom Paroquial ) e Luana Martins(Membro da Igreja Batista), montamos o blog da Comunidade, para podermos levar a Boa Notícia e a Boa Nova a toda a criatura. Hoje com mais 5.000 visitas.



Email da Comunidade: comunidadeimaculada@ymail.com
Com essa ferramenta de comunicação, levarmos o nome da Comunidade, da Igreja e da Palavra de Deus, além de formar uma rede de contatos para bem comunicar a todos.



Cobertura Fotográfica de todos os eventos da Comunidade Imaculada:
Hoje com uma máquina digital fotográfica de Pedro da Pascom, breve com graça de Deus, uma para nossa Comunidade. Podemos cobrir os eventos da Comunidade e partilhar no nosso Blog, na grande rede.

Bingo Bíblico Pascom:
Podemos junto com a Comunidade fazer um momento de alegria, dinamismo, evangelizador e formador.Uma atividade bem diferencial do nosso cotidiano de Igreja, mas com o enriquecimento da Palavra de Deus. Onde também premiamos os vencedores da brincadeira com Bíblias.


Peregrinação Religiosa Pascom :
Visita ao memorial Irmã Dulce - Levamos um momento de formação e conhecimento da História de Vida de Irmã Dulce, o Anjo Bom da Bahia, essa que soube Comunicar Jesus a todos os excluidos e marginalizados pela sociedade.


Fonte : Pascom Comunitária