28 de fev. de 2011

Conserto dos Bancos da Igreja


Neste domingo, dia 27 de fevereiro de 2011, os homens do Terço, como servos do Senhor e da sua Igreja, mobilizaram-se na reforma dos bancos da Igreja.



O Grupo de Oração do Terço dos Homens da nossa Comunidade,é pequeno, mais são homens comprometidos com Reino de Deus e com a sua Comunidade de Fé.





Em pouco tempo juntos neste próposito de Oração e Formação, já colaboramos muito para nossa Comunidade.



Convidamos a todos os Homens a participarem do nosso momento de Oração e Fraternidade, todo sábado, ás 18 horas. Contamos com a sua participação e Oração.







Fonte : Pascom Comunitária e Fotos créditos de Antônio Carlos.

27 de fev. de 2011

Biografia de Irmã Dorothy



A Campanha da Fraternidade deste ano de 2011 , e a Vida no Planeta. Podemos assim relebrar a luta da Irmã Dorothy, que lutava pela justiça e pela causa da Mãe Terra.



Sobre a Irmã Dorothy

Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy foi uma freira norte-americana naturalizada brasileira.

Pertencia às Irmãs de Nossa Senhora de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838). Esta congregação católica internacional reúne mais de duas mil mulheres que realizam trabalho pastoral nos cinco continentes.

Ingressou na vida religiosa 1948, emitiu seus votos perpétuos – pobreza, castidade e obediência – em 1956. De 1951 a 1966 foi professora em escolas da congregação: St. Victor School (Calumet City, Illinois), St. Alexander School (Villa Park, Illinois) e Most Holy Trinity School (Phoenix, Arizona).

Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão. Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a década de setenta junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônia. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Atuou ativamente nos movimentos sociais no Pará.

A sua participação em projetos de desenvolvimento sustentável ultrapassou as fronteiras da pequena Vila de Sucupira, no município de Anapu, no Estado do Pará, a 500 quilômetros de Belém do Pará, ganhando reconhecimento nacional e internacional.

A religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará. Defensora de uma reforma agrária justa e conseqüente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica.

Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. Era a Escola Brasil Grande.

Irmã Dorothy recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou: "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar".

Ainda em 2004 recebeu premiação da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará) pela sua luta em defesa dos direitos humanos.

Falecimento

A Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com sete tiros, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005, às sete horas e trinta minutos da manhã, em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu, no Estado do Pará, Brasil.

Segundo uma testemunha, antes de receber os disparos que lhe ceifaram a vida, ao ser indagada se estava armada, Ir. Dorothy afirmou "eis a minha arma!" e mostrou a Bíblia Sagrada. Leu ainda alguns trechos das Sagradas Escrituras para aquele que logo em seguida lhe balearia.

No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.

O corpo da missionária está enterrado em Anapu, Pará, Brasil, onde recebeu e recebe as homenagens de tantos que nela reconhecem as virtudes heróicas da matrona cristã.

23 de fev. de 2011

Missa do Kilo




Na nossa Comunidade apartir deste ano de 2011, somos chamados á no segundo domingo do mês a fazer a doação de alimentos, pois foi proclamado a Missa do Kilo.

´´...disse Jesus. Então mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Partiu os pães, entregou-os aos discípulos, e estes distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças``.

São Mateus 14,13-21


Fonte : Pascom Comunitária

21 de fev. de 2011

Propagandas em afronta a Fé Cristã

Uma marca de desodorantes, está vinculando nos meios de comunicações sociais uma propaganda sobre seu produto, como ATÉ OS ANJOS CAIRÃO.Pois os anjos que caírão do céu foram os que rebeleram-se contra o nosso Senhor.

O Anjo decaído Lúcifer – Satanás ou Demonio -
era a criatura angélica perfeita saída das mãos de Deus; foi-lhe dada uma reconhecida autoridade e superioridade sobre os outros anjos e , pensava ele, também, sobre tudo quanto Deus estava para criar. Todo plano da criação, com efeito estava orientada para Cristo. Daí a rebelião de Satanás, que queria continuar a ser o primeiro absoluto no centro da criação, ainda que em oposição aos desígnios que Deus estava para realizar. Nesta condição ele foi expulso do reino de Deus; houve uma grande batalha no céu . Miguel e seus anjos tiveram que combater o dragão. O dragão e seu anjos travaram combate, mas não prevaleceram . E já não ouvem ais lugar no céu para eles. Então foi precipitado o grande dragão, a primitiva serpente, chamado demônio e satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com eles o seus anjos. (Apc 12,7-9)

Por isso os seus esforços para dominar no mundo ( o mundo está sob o poder do maligno, 1Jo 5,19) e de sujeitar o homem ao seu serviço desde os nossos primeiros pais, querendo que lhe obedecem a ele, em oposição às ordens de Deus.

Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que inveja homem, os faz cair na morte, porque Deus ousou-nos chamar-mos de filhos e impregnados de sua imagem e semelhança. A escritura vêem neste ser um anjo, uma criatura, destronado, chamado Satanás ou Diabo.

As escrituras fala de um pecado desses anjos. Esta queda consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radicalmente e irrevogavelmente a Deus e seu reino. Temos uma reflexão desta rebelião nas palavras do Tentador ditas aos nossos pais: “ vos sereis como deuses” (Gn 3,5). O Diabo é” pecador desde o princípio”( 1 Jo 3,8), “ o pai

da mentira”( Jo 8,44).

É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. “ Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus para que sejam também condenados como já estão condenados; “ Os anjos que não souberam guardar o seu principado, mas, pelo contrário, abandonaram a sua habitação apropriada, (O Senhor) os mantém presos com cadeias inquebrantáveis sob as trevas, até o julgamento do grande dia”(Jud,6).

Contudo o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura angélica, poderosa pelo fato de ser um espírito dotado de inteligência e de vontade , mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora atue no mundo por ódio contra Deus e a Cristo, e que sua ação cause danos graves ao homem primeiro de natureza espiritual, até isto mesmo venha transforma em natureza física em sua ação, que é permitida por Deus, para testar a fé dos homens ou porque o homem rompeu-se com Deus através de seus pecados .

Sabemos que os anjos decaídos foram Um terço dos anjos celestes se colocaram a seu serviços os que eram de toda a milícia angélica, que se deixaram serem seduzidos; Primeiro a experimentar esta ação de satanás foi o próprio Adão e Eva que deixaram ser seduzidos por ele(Gn 3,1). Outro exemplo de que o homem pode ser tentado por Satanás para testar sua fé , a exemplo clássico, esta no livro de Jó , que perdeu seus bens, seus filhos e o atingiu com a lepra em todo corpo, só não pode atingir sua alma, isto não aconteceu porque Jó foi fiel ao Senhor , mas poderia ter acontecido. Muitos nomes bíblicos experimentaram sua perseguição:

Caso também de Sara e Tobias, um demônio chamado Asmodeu que acabava levando seus maridos a perecerem, mas foi vencido pela oração(Tb 3,7-24). Também no caso de Saul que era atormentado por um espírito maligno que não o deixava dormir , provocando insônia e Davi vinha tocar com sua arpa as musicas de Deus e o mal se retirava(1Sm 16,21-23).

Jacó sabia-se que era protegido por um anjo em toda a sua vida(Gn 48,16), Judite andava segura acompanhada por um inimigo, pois um anjo do Senhor a acompanhava(Jd 13,20), enquanto Azarias e seus companheiros na fornalha ardente o anjo do Senhor os socorreu(Dn 3,49), Daniel é salvo da boca dos leões pelo seu Anjo(Dn 6,23). Simão o mago que era usado para adivinhar o futuro das pessoas, mas ao encontrar com Felipe e foi batizado foi livre deste mal(At 8,9).

Outros derrotados pelo maligno foi Herodes depois mandado matar Pedro, decapitando para satisfazer seu orgulho, foi ferido pelo anjo de Senhor e morreu cheio de vermes. Fala-se de Himineu e Alexandre que foi entregue a satanás por causa de suas blasfêmia ao Senhor(1Tm 1,18).


Fonte : Pascom Comunitária e Padre Vagner Baia

14 de fev. de 2011

Igreja dos Excluidos e Misericórdiosa


De cada 100 cidades brasileiras 15 não possuem creche

Segundo dados do censo escolar do MEC, 827 municípios não possuem um lugar para crianças de 0 a 3 anos.

O Fantástico fala de um drama que afeta milhões de famílias brasileiras: a falta de creches. De norte a sul do país, nas cidades e no campo, muitas e muitas mães trabalhadoras vivem preocupadas, porque simplesmente não têm onde deixar seus filhos.

A situação é preocupante. De cada 100 cidades do Brasil, 15 não têm nem uma sala para atender crianças de zero a três anos de idade. São 827 municípios sem um lugar para a criançada socializar e aprender.

Um levantamento exclusivo, com dados do censo escolar do Ministério da Educação, revela: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Maranhão são os estados com o maior número de cidades sem creche. No Maranhão são 64. “Tem muita criança para ficar sem estudar, sem ir para o colégio. É ruim demais mesmo”, diz uma jovem.

O caminho da equipe do Fantástico também é longo. Cruzamos o Brasil do Sul até o Maranhão. Pegamos a balsa que liga São Luís, a capital do Maranhão, ao interior do estado. O nosso destino é Pinheiro, a cidade com o maior número de habitantes entre as que não têm creche no Maranhão.

Pinheiro tem quase 80 mil moradores - a maioria na área urbana. A única instituição que atende crianças de dois e três anos na cidade é uma filantrópica, mantida pelo Padre Italiano Luigi Risso, que não tem qualquer ajuda oficial. “Até agora, nossos benfeitores da Itália mandam o dinheiro para mim. Mas não dá nunca para cobrir as despesas”, diz.

As sete escolas criadas por ele só atendem crianças as partir de dois anos de idade. “Sei que ele está em boas mãos, bem cuidado”, diz uma mãe.

Mas, para as mais novas, não há opção. A prefeitura de Pinheiro confirma que não tem creches e prometeu a construção de uma unidade para os próximos meses. Alega que o projeto já está aprovado pelo MEC.

Mais informações :fantastico.globo.com/Jornalismo

Fonte : Pascom Comunitária e Fantástico

9 de fev. de 2011

O CLERO DANDO EXEMPLO






Em protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores, o bispo não quis receber comenda

Brasília - Uma solenidade de entrega de comenda no Senado terminou em constrangimento para os parlamentares que estavam em plenário.

Em protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores na semana passada, o bispo de Limoeiro do Norte (CE), dom Manuel Edmilson Cruz, recusou-se a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.

Em discurso, ele destacou a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar as filas dos hospitais da rede pública.

"Não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta".

Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61,8%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, "enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial", disse.

O bispo mencionou também as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas".

Comenda

Ao recusar a comenda, o bispo foi taxativo: "A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara.

Desfigura-a, porém.

De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la".

Nesse momento, quando a sessão era presidida por Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor da homenagem, o público aplaudiu a decisão.

Após a recusa formal, o bispo cearense acrescentou que "ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho".

Ele acrescentou que o reajuste dos parlamentares deve guardar sempre "a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e o da aposentadoria".

Dom Edmilson Cruz afirmou que assumia a postura com humildade, sem a pretensão de dar lições a pessoas tão competentes e tão boas".

Diante da situação criada, o senador José Nery (Psol-PA) cumprimentou o bispo pela atitude considerada "coerente" com o que pensa.

"Entendemos o gesto, o grito e a exigência de dom Edmilson Cruz que, em sua fala, diz que veio aqui, mas recusará a comenda Dom Helder Câmara.

Também exige que o Congresso Nacional reavalie a decisão que tomou em relação ao salário de seus parlamentares", acrescentou o senador paraense.


Fonte : Pascom Comunitária

4 de fev. de 2011

Missa pela Alma de Irmã Lisbeth


No dia 02 de fevereiro, ás 20hs na nossa Comunidade Católica Imaculada C. de Maria,celebramos á Santa Missa pela alma da nossa querida Irmã Lisbeth, onde foi presidida pelo nosso Pároco Monsenhor Maurício Abel. Onde no dia 04 de fevereiro completam-se 7 anos de chamado para o céu. A Irmã que fez um belo trabalho pastoral na Paróquia, em especial nas Comunidades Imaculada, São Felipe e Bem-Aventuranças.

Em um dia muito especial para todos os paroquianos, principalmente para aqueles e aquelas que desfrutaram da sabedoria e da juventude cristã da nossa amada e estimada Ir. Lisbeth. E nós, da Comunidade Imaculada C. de Maria, sabemos bem o que isso significou e significa para o crescimento e amadurecimento dos nossos animadores e animadoras. Na Missa podemos junto com a Igreja, celebrar o dom da caridade e do serviço,caracteísticas que foram marcantes na vida da Ir. Lisbeth que completam 7 anos de morada junto ao Pai.

Não se trata de homenagem post mortem, pois o reconhecimento do seu trabalho aqui na terra, junto aos mais pobres e necessitados, sempre foi bem valorizado. Não se conhece uma pessoa que conviveu com a irmã e não relate seus gestos concretos de serva de Deus.

Todos nos prguntávamos de onde vinha tanta força para o trabalho missionário, pois sua aparência frágil ás vezes nos levava a pensar que ela não aguentaria tanto trabalho, e mais uma vez estávamos enganados, pois ela ´´ dava de dez a zero em muitos jovens``.

Com muita sabedoria aconselhava os animadores(as) a não desistir. Captava pessoas para o trabalho na Igreja, era insistente, mas sempre paciente e sabia que cada um tinha seu próprio tempo para dizer o SIM.

Hoje, não por acaso, o número que representa o tempo em que ela não está materilamente conosco, é o SETE, número perfeito, completo que em muitos a nós lembra nossa irmã. Alguns dirão: mas ninguém é perfeito!Sim,concordamos, mas quando as imperfeições são pequenas chegam a desaparecer diante de tanta simplicidade e humildade. E é por isso que nós somos muito gratos a Ir. Lisbeth, por nos ensinar que Deus e amor, que a força não está apenas no físico e sim na vontade de viver,de servir a Deus e principalemnte aos irmãos.Nossa querida Irmã Lisbeth rogai por nós!

Fonte : Pascom Comunitária