29 de out. de 2011

Caravana Turística - Religiosa Paulo Afonso -BA

Excursão Turística- Religiosa : Paulo Afonso e Show de Rosa de Saron

Vamos conhecer os encantos da cidade, Hidroelétrica, Quênio do São Francisco e participaremos do show com Rosa de Saron e convidados!

Data de Ida: 16.12.2011 e Data de Retorno: 18.12.2011

Show dia 17.12.2011 ás 20:00 horas

R$ 200,00 - Incluso Transporte de ida/volta - Café da manhã de sábado e domingo/ Quarto Triplo/Duplo e Show Rosa de Saron.

Pagamento até dia 05 de dezembro de 2011













Mais informações no e-mail: pedroneto_ssa@hotmail.com
Tel.: 71 - 8843-4888 / 9187 - 2477


Fonte: Pascom Comunitária

27 de out. de 2011

Festa dia das Crianças 2011




No domingo, dia 23 de outubro de 2011, durante o dia teve Festividade com as Crianças da Pastoral, celebrando esse momento mágico com as crianças e famílias. Foi preparado um almoço especial, brincadeiras e tivemos membros da Pastoral vestidas de Palhaço, houve lanche durante a tarde, orientações aos Pais e pesagem das crianças, com distribuição de brindes e presentes.








Nossa Senhora Aparecida,
Rogai por nós!
Imaculada C. de Maria,
Rogai por nós!



Fonte: Pascom Comunitária

25 de out. de 2011

Poluição dos Rios de Salvador- Bahia


Os 12 rios de Salvador são esgotos a céu aberto e não passam por tratamento

Com o esgotamento chegando a 83% da cidade, o restante das casas descarrega dejetos nos rios







Conhecer os 12 rios que correm pela capital baiana é uma tarefa árdua até para o mais aplicado dos estudiosos. É quase impossível associar os córregos negros de lixo com as águas límpidas e inodoras descritas nos programas de temática rural.

Com o esgotamento sanitário chegando a 83% da cidade, segundo a Embasa, o restante das casas descarrega irregularmente dejetos nos rios. “Isso é uma prática antiga. O primeiro esgoto de Salvador foi o Rio das Tripas, que, inclusive, tem esse nome porque ficava perto de um curtume que descartava as partes desinteressantes na bacia”, conta o biólogo Fernando Pires.

Enquanto parte da população insiste em utilizá-los como grandes ‘lixões’ a céu aberto, o resultado da prática histórica e da falta de projetos na esfera pública para tratar os rios é o cheiro desagradável, a proliferação de doenças e a presença de ratos dividindo espaço com os pedestres próximo aos córregos.




Rio Camurujipe - Costa Azul

“Você está falando deste esgoto aqui? Nem sabia que isso era um rio”, comenta a estudante Isabel Magalhães. Sem muito esforço, é possível encontrar ao longo do rio verde-escuro o motivo para a surpresa: sacos plásticos, papelões e outros dejetos são jogados na margem, e catadores de lixo descartam no local o que não pode ser aproveitado pela reciclagem.

Rio Lucaia - Rio Vermelho/ Av. ACM

O Rio Lucaia passa pelo Rio Vermelho e pela Av. ACM. A comunidade relata que o córrego cheira mal durante todo o ano. “No verão, o cheiro é insuportável e, no inverno, ele fica sempre perto de transbordar e espalhar doenças. Não sei o que é pior”, reclama a vendedora Sílvia Reis. Além disso, quem espera o transporte público pode ser surpreendido ao dividir espaço com ratos, baratas e outros insetos.







Rio Jaguaribe - Piatã

O assoreamento das matas ciliares causado pelos condomínios do bairro Piatã e das invasões do Bairro da Paz contribui para a degradação do rio. A vegetação que se espalha no entorno também é um indício do alto nível de poluição das águas. Segundo o biólogo Nilton Tosta Pinto, o tom esverdeado dos rios é decorrente da proliferação de cianobactérias – algas encontradas em esgotos domésticos. “Elas liberam toxina e causam mau cheiro”, afirma.

Rio das Pedras - Boca do Rio

O rio que desemboca ao lado da sede de praia do Clube do Bahia receberá o próximo emissário submarino de Salvador. Mas a obra não trouxe nenhuma regalia para o córrego, que continua exalando mau cheiro, com água turva e muito lixo. E todos os dejetos caem diretamente na Praia de Piatã, que é considerada própria para banho pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).






Risco à saúde

Além dos rios, as 35 fontes ou nascentes de Salvador estão contaminadas. Ainda assim, a população do entorno continua utilizando a água para beber. “O problema acaba atingindo toda a cidade, porque a água contaminada é utilizada para regar hortas ou cozinhar alimentos que mais tarde acabam sendo distribuídos ”, explica o infectologista Fernando Badaró.

Segundo o especialista, ratos e pombos que ficam próximos dos rios são vetores de leptospirose e do vírus que pode causar meningite, e a contaminação aumenta consideravelmente no período das chuvas. “Nesta época, em locais como San Martin e Uruguai, próximos a rios e facilmente alagáveis, doenças transmitidas pela água contaminada, como hepatite, febre tifoide, salmonela, aumentam muito”, relata.

De mal a pior...

Segundo o Instituto das Águas e Climas (Ingá), todos os rios de Salvador possuem o índice de qualidade de água entre péssimo e razoável, mas, ainda assim, não há qualquer projeto em vista para tratar os córregos. O diretor-geral do órgão, Wanderlei Matos, diz que fechar o rio é sempre a última opção, mas a ação foi inevitável algumas vezes. “O tratamento político dispensado à poluição não acompanha o crescimento urbano”, reconhece. Para o biólogo Fernando Pires, o resultado é reflexo da falta de políticas públicas ambientais. “A recuperação dos rios é possível. Se pararmos de poluir, eles se recompõem naturalmente”, afirma.

Fonte: Pascom Comunitária e Metrópole FM

23 de out. de 2011

Significado da Palavra Católico


O termo católico também vem do grego καθολικος (lê-se katholikos), e significa “geral”, “universal”. Isso se dizia para designar toda a Igreja, ou seja, todos os Cristãos, sejam eles, gregos, filipenses, efésios, gálatas, etc, etc, etc. Quando usamos esse termo, estamos dizendo que a Igreja de Cristo é Universal. A Igreja que desde sempre segue a Cristo. Ela em todas as partes do mundo segue o mesmo rito. Vive a mesma fé. Segue o mesmo líder. Aliás, o sucessor de Pedro, que fora indicado pelo próprio Cristo para ser a Pedra firme que, assistido pelo Espírito Santo, e fortalecido pelo próprio Jesus Eucarístico, vai guiar a sua Igreja até a segunda vinda gloriosa do Nosso Rei Mestre e Senhor.

Já que estamos falando dos significados do termo Igreja Católica e da origem desses termos, é interessante notar, que nos inícios, as Igrejas locais (ou seja, as Assembléias situadas nas cidades, que iam sendo formadas aos poucos) eram formadas pelos Apóstolos ou seus enviados, e desde sempre, seguiam um certa maneira de proceder. Um certo rito, um determinado padrão. Os Apóstolos que fundavam essas comunidades de Cristãos, procuravam ensinar de uma forma básica as coisas fundamentais da Fé. Eles não iam ensinando as coisas cada qual a sua maneira, do jeito que bem entendiam. Até porque, eles vieram da mesma fonte. Cristo. As comunidades cristãs, sobretudo essas primeiras, foram sendo formadas seguindo a essência do ensinamento dos Apóstolos. Obviamente, que em um lugar ou outro, a Igreja local trazia algumas particularidades próprias do povo, mas o Rito, a forma de celebrar a Eucaristia, era a mesma.

E assim os cristãos passaram a seguir, mesmo em lugares diferentes, o mesmo rito. Por exemplo, quando um cristão grego ia a Éfeso, e participava lá da eucaristia, ele basicamente via a mesma coisa, no que diz respeito a essência.

Fonte: Cadú – Comunidade Canção Nova

21 de out. de 2011

Pascom News - Edição Notícias

´´Ide por todo mundo e pregai o evangelho`` São Marcos,16,15





No domingo, 30 de outubro de 2011, ás 16:00 horas da tarde, sairá do Centro de Formação Amarante, a procissão em honra á São Gonçalo, o Padroeiro da nossa Paróquia. A nossa Comunidade estará para abrilhantar está festa e recepcionar nosso Arcebispo Dom Murilo Krieger.











Foi adiado para o dia 10 de dezembro de 2011

No sábado,17:00 vai acontecer na nossa Comunidade o Pôr do Sol - musicando com os Jovens - com participação dos Jovens, Comunidade e o Trio de Deus - Gilson/Eli/Mônica para abrilhantar nossa tarde com os Senhor.
´´Louvai ao Senhor ...`` Salmo 117,1






No domingo , 06 de novembro de 2011, ás 08:00 horas da manhã a PJ Menino Jesus, vai fazer uma manhã de espiritualidade e atividades no Parque Metropolitano de Pituaçu.
´´E Deus viu que isso era Bom`` Gênesis 1,10





No domingo , 06 de novembro de 2011, ás 15:00 horas á PJ Menino Jesus e Pascom Comunitária, vai realizar o CAÇA AO TESOURO, Iº Encontro com os Namorados(as) da nossa Comunidade. Encerramos com a Santa Missa


Fonte: Pascom Comunitária

19 de out. de 2011

3º Encontro Nacional da PASCOM 2012

A Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF), foi palco, no dia 30 de agosto de 2011, de mais uma reunião dos Coordenadores Regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom), a fim de debater e organizar o 3º Encontro Nacional de Pascom, que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho de 2012.





Nosso Coord. Geral Arquidiocesano Padre Manoel Filho(de camisa amarela)

Os oito representantes(inclusive nosso Coordenador Geral Arquidiocesano Padre Manoel Filho), e outras pessoas de várias partes do Brasil, definiram a grade de programação, seus palestrantes e atividades a serem desenvolvidas no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Os participantes divulgaram ainda o blog oficial do 3º Encontro Nacional de Pascom (http://encontropascombrasil.blogspot.com).






Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Fogolari, o encontro nacional de Pascom será, durante três dias “o centro de convergências para todas as pessoas que fazem a comunicação católica no Brasil e desejam aprimorar o ser e o fazer evangelização através da comunicação”.

As inscrições para o 3º Encontro Nacional de Pascom estarão abertas a partir do dia 1º de fevereiro de 2012.

Fonte: Pascom Comunitária e CNBB


17 de out. de 2011

Nova Coordenação do Grupo de Jovens

No sábado, 15 de outubro de 2011, ás 17:00 horas, aconteceu a transição de coordenação do Grupo de Jovem Menino Jesus, deixou Lais e assumiu Pedro. Por motivos particulares e profissionais, Lais deixa a coordenação, mas quando possível estará conosco para nos ajudar neste trabalho com os Jovens. Foi um Encontro muito descontraído, muita risadas e trocas de experiências.



Apresentei o programa para o novo trabalho do grupo, expomos os três cartazes com as fotos dos Jovens da nossa Comunidade e além de uma apresentação pessoal do novo coordenador.






Realizamos a dinâmica da Juventude e Comunicação, aonde podemos refletir, reviver e projetar todas as nossas atitudes e ações, momento cheio de surpresas e resenhas.






Fonte: Pascom Comunitária

15 de out. de 2011

Missa da Solenidade de N S Conceição Aparecida

No dia de N S Aparecida, assim dedicado no Brasil, como dia 12 de outubro. Celebramos a Solenidade da nossa Mãe, Mãe de Deus. Contamos com a participação do nosso querido Padre Gildeon,sempre presente na comunidade com muito carinho e atenção.

Padre Gildeon, pode nos esclarecer, mas sobre N S e Jesus Cristo, com a sua catequese bem dinâmica e participativa, deixando bem claros as nossas questões de Fé.

Podemos com a orientação do Padre, fazermos a Consagração da nossa Vida, Família, Trabalho, Estudo, Comunidade, Paróquia e Igreja, á Nossa Senhora.

CONSAGRAÇÃO:

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.





Rosas de Nossa Senhora



A Beleza de Nossa Senhora nas rosas


Padre Gildeon



2ª Leitura - Maria


Salmo - José Carlos



1ª Leitura - Cíntia



Incensando - A Padroeira da nossa Comunidade, Imaculada Conceição.




Incensando - A Padroeira do Brasil, nossa Mãe Aparecida.



Incensando o Altar do Senhor



Padre Gildeon








Grupo de Canto com: Alessandro na Bateria, Adilson na Guitarra, Ronaldo no Teclado, Kaike na Guitarra e Voz e Milena na Voz.







Procissão de Ofertório com as Crianças



Procissão de Ofertório com as Crianças





Procissão de Ofertório com as Crianças








Fonte: Pascom Comunitária