23 de out. de 2011

Significado da Palavra Católico


O termo católico também vem do grego καθολικος (lê-se katholikos), e significa “geral”, “universal”. Isso se dizia para designar toda a Igreja, ou seja, todos os Cristãos, sejam eles, gregos, filipenses, efésios, gálatas, etc, etc, etc. Quando usamos esse termo, estamos dizendo que a Igreja de Cristo é Universal. A Igreja que desde sempre segue a Cristo. Ela em todas as partes do mundo segue o mesmo rito. Vive a mesma fé. Segue o mesmo líder. Aliás, o sucessor de Pedro, que fora indicado pelo próprio Cristo para ser a Pedra firme que, assistido pelo Espírito Santo, e fortalecido pelo próprio Jesus Eucarístico, vai guiar a sua Igreja até a segunda vinda gloriosa do Nosso Rei Mestre e Senhor.

Já que estamos falando dos significados do termo Igreja Católica e da origem desses termos, é interessante notar, que nos inícios, as Igrejas locais (ou seja, as Assembléias situadas nas cidades, que iam sendo formadas aos poucos) eram formadas pelos Apóstolos ou seus enviados, e desde sempre, seguiam um certa maneira de proceder. Um certo rito, um determinado padrão. Os Apóstolos que fundavam essas comunidades de Cristãos, procuravam ensinar de uma forma básica as coisas fundamentais da Fé. Eles não iam ensinando as coisas cada qual a sua maneira, do jeito que bem entendiam. Até porque, eles vieram da mesma fonte. Cristo. As comunidades cristãs, sobretudo essas primeiras, foram sendo formadas seguindo a essência do ensinamento dos Apóstolos. Obviamente, que em um lugar ou outro, a Igreja local trazia algumas particularidades próprias do povo, mas o Rito, a forma de celebrar a Eucaristia, era a mesma.

E assim os cristãos passaram a seguir, mesmo em lugares diferentes, o mesmo rito. Por exemplo, quando um cristão grego ia a Éfeso, e participava lá da eucaristia, ele basicamente via a mesma coisa, no que diz respeito a essência.

Fonte: Cadú – Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário