14 de set. de 2010

Círculos Bíblico 2010


Setembro é o Mês da Bíblia
JONAS: CONVERSÃO E MISSÃO

O Mês da Bíblia surgiu há 39 anos [1971] por ocasião do 50º aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde então tem destacado a importância da leitura, do estudo e da contemplação das Sagradas Escrituras. Na verdade, o Mês da Bíblia contribuiu muito para o desenvolvimento da Pastoral Bíblica no âmbito paroquial e diocesano (...) A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as Instituições Bíblicas (...) propõe para o ano de 2010, no mês da Bíblia, o estudo e a meditação do Livro de Jonas com destaque para a evangelização e a missão na cidade (por Dom Eugênio Rixen Bispo de Goiás - GO - Presidente da
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética - CNBB)

O livro está organizado em duas partes paralelas: uma no mar, onde os marinheiros representam os povos pagãos e outra em terra, onde Nínive representa a cidade má e opressora de todos os tempos:
No mar Em terra
A – 1,13 Missão de Jonas 3,1-4 – A
B – 1,4-16 Deus e os pagãos 3,5-10 – B
C – 2,1-11 Deus e Jonas 4,1-11 – C
Por sua vez, a cidade de Társis é o símbolo da fuga ao projeto de Deus. Assim, o livro quer levar o leitor a se identificar com o profeta conduzindo-o a uma nova experiência de Deus e a uma nova maneira de ser e de conviver com os outros e com a natureza. Como é comum nas parábolas, o leitor é conduzido a tirar suas próprias conclusões.

Que a exemplo de Jonas, possamos fazer nosso caminho de conversão, alargar nossos horizontes, fazer a experiência do encontro com o Deus misericordioso e desenvolver em nós e em nossas comunidades o dom da misericórdia e os laços ecumênicos. Que através deste estudo, Deus nos faça mais missionários e que o mês da Bíblia nos leve, sempre mais a uma Igreja toda missionária.

E reservamos ás segundas para podermos refletir a Bíblia, ás 19 hs nos reunimos e sobe a Luz da Palavra e do Espirito Santo, nos aprofundamos nas Santas Palavras.Onde na 1ª segunda ficou sobe a responsabilidade da Litúrgia, á 2ª RCC, 3ª GOTHS e na 4ª a Catequese.
Momentos de aproximação, de troca de experiências e de partilhas, onde podemos trazer para nossa realidade de Comunidade de Hoje?

Fonte: Pascom Comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário