11 de out. de 2011

Cristo Redentor 80 Anos

Muita gente acha que o Cristo Redentor, assim como a Estátua da Liberdade, foi um presente da França, certo? Pois é, muita gente acha errado. Por isso, vamos conhecer melhor esse marco da engenharia civil brasileira que completa 80 anos no dia 12 de outubro: sua história, curiosidades e a programação para comemorar seu aniversário, começando pelo Show da Paz.




O Cristo encontra-se no alto do Corcovado, desde 1931. Ele foi construído em concreto armado e está revestido de um mosaico de triângulos de pedra-sabão, originária de Minas Gerais. A ideia da construção nasceu pela primeira vez ainda em 1859, quando o padre Maria Boss fez a sugestão à Princesa




No centenário da independência, em 1921, a idéia inicial tomou forma. A pedra fundamental foi lançada em abril do ano seguinte, com as obras iniciadas em 1926. Como dissemos, o Redentor não foi um presente francês: a iniciativa veio das doações de fiéis de arquidioceses e suas paróquias espalhadas por todo o Brasil.

Para fechar a brasilidade de praticamente 100% do Cristo Redentor, eternizado em tantas músicas da MPB e rock nacional (Tom Jobim, Paralamas do Sucesso, Titãs, Chico Buarque, Gilberto Gil, Cazuza, Engenheiros do Hawaii), o projeto escolhido para a obra foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa, acompanhado do artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final). Os braços e o rosto da escultura, aí sim, são de responsabilidade de um francês: o escultor Paul Landowski.





Em 2006, no aniversário de 75 anos, o monumento do Cristo Redentor foi transformado em Santuário, pela Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Para a comemoração Cristo Redentor 80 anos, foi feita uma programação especial envolvendo música, teatro, esportes, artes plásticas, dança, entre outras manifestações artísticas.

Nomes como Hans Donner, Torben Grael, Fernandão (vôlei) e Cláudio Petraglia fazem parte da equipe de planejamento de todo o evento.

Fonte : cristo80anos.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário